segunda-feira, 7 de abril de 2014

Que igreja temos sido?

às 02:17

Amados, isso que vou compartilhar aqui é uma revelação pessoal, mas que me senti na obrigação de compartilhar o que tenho recebido por que é benção.
Sempre que eu lia o texto em apocalipse que fala das mensagens enviadas as sete igrejas me perguntava: Senhor, o que significa isso? Que igrejas são essas? São físicas, já existiram e não existem mais, somos nós, o que há a ser revelado?
Vamos pensar!O Espírito Santo tudo revela, amém?!
As 7 igrejas são: Igreja de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
Deus enviou um anjo a cada uma delas para enviar mensagens de repreensão. Algumas foram até elogiadas, mas percebam que sempre houve uma advertenciazinha.
1ª A Éfeso Ele diz assim:
OBS: O que estiver em itálico sou eu dando meu comment, ok?!
Apocalipse

2.1   Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:(Jesus)

2.2   Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;

2.3   e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.

2.4   Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

2.5   Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. (ele vai tirar a Luz, e quem é a Luz?)

2.6   Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

2.7   Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

Quem nunca ficou feliz por perceber que seu comportamento cristão estava super ligado com o que o Pastor e os irmãos dizem?
\o/

Pois é, a galera de Efeso tem noção de tudo, porém essa noção toda trouxe de certa forma uma soberba ao coração, onde ela já começa a fazer as coisas no braço, na rotina, esqueceu-se de buscar o Espírito Santo nas mínimas coisas por que já “sabe” tudo. Entendem o que quero dizer?

O ponto chave aqui é a Soberba.


2ª A Esmirna Ele diz assim:

Apocalipse

2.8   Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:(Jesus again)

2.9   Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) (ou seja, tem a Jesus, capicche?) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. (Fariseus?)

2.10   Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

2.11   Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.

Aqui em Esmirna a falta de fé e esperança tava indo à jato pelo ralo. Sabe “...quando tudo diz que não, ou parece que o mar não vai se abrir?(8)” Então... Deus permite que o diabo nos lance em prisões – Olha só -para que sejamos postos à prova e ter tribulações meeeeesmo, mas o que realmente acontece?
Ao invés de confiar nós murmuramos – e isso é geral, o cara que não murmurou nunca na vida já deve ter sido arrebatado e não ficou pra dar o testemunho -, nós é que colocamos Deus à prova de acordo com o que Ele faz ou deixa de fazer, e é nesse momento, onde estamos sendo provados que temos que olhar para o alto e confiar, apenas confiar. Mas não é fácil, eu que sei.

“Bem-aventurados os que creram sem ver”, lembram?

O ponto chave aqui é o medo, a desconfiança, a falta de fé.


3ª A Pérgamo Ele diz assim:

Apocalipse

2.12   Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:

2.13   Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás(os caras alimentavam o fedorento), e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós(por vocês), onde Satanás habita(onde eles alimentavam o fedorento).

2.14   Tenho, todavia, contra ti algumas coisas(aiaiai, quando diz algumas é por que a coisa tá feia), pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição(não preciso dizer mais nada né).

2.15   Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.

2.16   Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.(eita Deus)

2.17   Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.

Olha, só vou comentar pra deixar bem claro que prostituição não é só vender o corpo viu?! É ver pornografia, é ter pensamentos impuros é se vender por qualquer coisa, ou seja, deixar de ser reto só nessa coisinha aqui. É dizer: “Não Deus aqui, nesse cantinho, eu é que mando e você não pode entrar”. Porém, olha o que diz no verso 16.
Tem muita gente aí achando que não pode discipular fulaninho que não vence pecado por medo que o fulaninho não vá absorver a correção. Tem líder se omitindo e só tenho uma coisa a dizer sobre isso: A vida desse fulaninho vai ser cobrada de ti, e aí?!

O ponto chave aqui é o contrário de Esmirna, é a falta de medo, de vergonha-na-cara. Vestiam-se de vestes de louvor sujos, isso é muito sério igreja!


4ª A Tiatira Ele diz assim:

Apocalipse

2.18   Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:

2.19   Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.(Ele sabe tudo de bom que ela tá fazendo e reconhece isso)

2.20   Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, (todos sabem que Jezabel odeia os profetas de Deus e quer matar todos eles, e ela é manipuladora) não somente ensine, mas ainda seduza (manipula) os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.

2.21   Dei-lhe tempo (Ele não cansa de nos avisar) para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição (não se posiciona).

2.22   Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.

2.23   Matarei os seus filhos(maldição sobre os filhos, cuidado!), e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.

2.24   Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;

2.25   tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.

2.26   Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações(promessa),

2.27   e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;

2.28   assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã (quem é a estrela da manhã? Jesus!).

2.29   Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

O ponto chave aqui é o fato de não ter a palavra. Só é manipulado o cara que não sabe o beabá. Aqui é quando a vida ta resumida em crer em tudo e em todos, é ser a ou o “Maria-vai-com-as-outras.
Sabe Beréia? Assim que temos de ser, não sair acreditando em tudo, mas sim acreditar naquilo que testifica na palavra ou no Espírito Santo. É Ele quem nos revela todas as coisas.
Tem que ter palavra e vida com Deus (adoração + oração), não adianta.


5ª A Sardes Ele diz assim:

Apocalipse

3.1   Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. (ta aparentando estar bem, mas ta mortinho)

3.2   Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.

3.3   Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.

3.4   Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.

3.5   O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

3.6   Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Aqui o ponto é a religiosidade. Onde a obra já ta morta, onde a fé já ta enferrujada e não sobra quase nada de bom por que o coração já tá duro. Porém ainda há esperança, um alerta para o arrependimento e aqui eu convido a voltar a ter secreto, aqueles que a gente fica horas pedindo perdão até que isso se torne verdadeiro e a presença do Espírito Santo volte ou venha, por que nesse caso acho difícil uma pessoa virar dura já tendo conhecido a presença de Deus... só o que penso, mas se já teve, faz como em Éfeso, lembra da onde caiu.


6ª A Filadélfia Ele diz assim:

Apocalipse

3.7   Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:

3.8   Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

3.9   Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. (honraaaaa)

3.10   Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro (Ele é fiel), para experimentar os que habitam sobre a terra.

3.11   Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Vigiar)

3.12   Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus (Já pensou), o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.

3.13   Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Ai gente olha coisa mais linda! É essa igreja que temos que buscar ser. Percebam que Jesus diz que ela tem pouca força, mas guarda a palavra e depende de Deus.
Lembram do “quando sou forte então sou fraco”?
-Não?
Claro que não, pois não é isso que o Ap. Paulo fala, ele fala assim:

2 Coríntios

12.10
   Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Sabem por quê?
-Por que dependem de Deus e é isso que Ele queeeeeeeer, só isso. Não é tão difícil entender, mas é muito difícil se render.

Aqui o ponto chave é dependência e rendição.

E por fim...


7ª A Laodicéia Ele diz assim:

Apocalipse

3.14   Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

3.15   Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! (Quem dera, forte isso)

3.16   Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

3.17   pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

3.18   Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

3.19   Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

3.20   Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

3.21   Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

3.22   Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Aqui o ponto chave é quando entramos no piloto automático, vegetamos, fazemos o que a palavra ensina, vamos aos cultos, entregamos as ofertas, mas não buscamos novidade de vida.
Já não oramos mais em línguas, não acordamos na madruga, não fazemos mais questão de jejuar e desafiar o mundo espiritual, não temos mais força de vontade de conhecer MAIS o criador e Seus propósitos. Perdemos o fogo interior, a paixão, ou seja, esquecemos da cruz.

Há muitas outras formas de ficarmos mornos e aqui onde encerro esse texto pequeno, venho exortar a ti e a mim mesma que não tenhamos medo de identificar que igreja estamos sendo ultimamente, pois numa delas como certeza nos encaixamos.
Meu clamor é que sejamos sempre Filadélfia, mas a gente sabe que na prática, não é bem assim. Somos humanos e às vezes na queda não conseguimos perceber o que estamos fazendo até que dê aquele click.

Essa não é uma palavra pra acusar ninguém, mas pra que nós mesmos possamos refletir sobre algo lindo que Deus quer falar conosco.


Eaí, que igreja você está sendo???

- Eu estou sendo Filadélfia, óbvio hauhauhauhauha

#sqn

#quemtemouvidosouça

2 comentários:

Daniela Monteiro on 29 de abril de 2014 às 16:02 disse...

Ai amigs amei ser citada no teu blog hahaha' Te amo!

Daniela Monteiro on 29 de abril de 2014 às 16:02 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

 

Andando na Luz Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos