sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Lei de Deus - Os 10 Mandamentos

às 14:49

A lei de Deus não muda, pois é uma revelação do Seu caráter. Deus é amor, e a Sua lei também o é. “O amor é o cumprimento da lei” (Romanos 13:10). Diz o salmista: “A Tua lei é a verdade”; “Todos os Teus mandamentos são justos” (Salmos 119:142,172). Paulo declara: “A Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom” (Romanos 7:12). Uma lei assim precisa ser tão duradoura quanto seu Autor.
Texto extraído do livro A grande esperança - 2011



Entristeço-me, junto com o Espírito Santo ao ver muitas vezes o querer “básico” de Deus ser negligenciado pelo seu povo, aquele que se chama pelo Seu nome.
Quando uma igreja é perguntada sobre saber os 10 mandamentos básicos que Deus estabeleceu à Moisés no Pentateuco – mesmo que tenha sido depois resumido por Jesus na nova aliança em dois principais (amar a Deus com toda o ser, força e entendimento e ao próximo como Ele nos amou como dito no Evangelho segundo Mateus) – e essa igreja fica atônita, sem saber a resposta, ou mesmo, encontra-se em dúvida, me pergunto: Há um real entendimento quanto ao caráter de Deus ou no mínimo temor à Ele?
Irmãos voltem ao básico, voltemos à leitura da palavra de Deus. Isso deve fazer parte de nossa essência enquanto cristãos. Orar, jejuar, mergulhar nas escrituras, ter comunhão com os santos (irmãos), freqüentar uma igreja, tudo isso tem que fluir num todo em nossas vidas. Qualquer uma dessas atitudes isoladas enfraquece a vinda do Reino de Deus sobre a sua vida.
Que possamos estar atentos aos básicos para que nosso alicerce seja forte o bastante no grande dia e nos desafios cotidianos.
Que a paz e o temor e amor a Deus estejam inseridos em nossa essência.


Abaixo segue trecho extraído da bíblia onde Deus dá para Moisés a Lei, por favor: Leiam com atenção.
Caso queira saber mais acerca, continue lendo Exôdo 21.

Êxodo

20.1   Então, falou Deus todas estas palavras:

20.2   Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

20.3   Não terás outros deuses diante de mim.

20.4   Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

20.5   Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem

20.6   e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

20.7   Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

20.8   Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.

20.9   Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.

20.10   Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;

20.11   porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

20.12   Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

20.13   Não matarás.

20.14   Não adulterarás.

20.15   Não furtarás.

20.16   Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

20.17   Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.

20.18   Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe.

20.19   Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.

20.20   Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.

20.21   O povo estava de longe, em pé; Moisés, porém, se chegou à nuvem escura onde Deus estava.

20.22   Então, disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vistes que dos céus eu vos falei.

20.23   Não fareis deuses de prata ao lado de mim, nem deuses de ouro fareis para vós outros.

20.24   Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.

20.25   Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; pois, se sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás.

20.26   Nem subirás por degrau ao meu altar, para que a tua nudez não seja ali exposta.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Andando na Luz Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos